quarta-feira, 4 de julho de 2012

REINAUGURAÇÃO DO MUSEU CAPIXABA DO NEGRO - MUCANE



REINAUGURAÇÃO DO MUSEU CAPIXABA DO NEGRO

CONVOCAÇÃO GERAL PARA A COMUNIDADE NEGRA DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO E DO BRASIL
A municipalidade de Vitória - ES, acaba de gastar R$ 225.767,10 (duzentos e vinte e cinco mil setecentos e sessenta e sete reais e dez centavos) em uma exposição de um branco francês para o dia da suposta reinauguração do Museu Capixaba do Negro. Agora a pergunta: se é MUSEU CAPIXABA DO NEGRO, como os representantes da Prefeitura de Vitória “reinauguram” o MUCANE contemplando um artista branco, Pierre Verger, que nem brasileiro é, e que já tem o seu espaço garantido, incluído na sociedade dominante e que se tornou famoso usando o povo negro e vendendo as imagens que na época soavam como exóticas e primitivas, como se os negros fossem animais expostos em alguma jaula de circo?

Fica a pergunta: R$ 225.767,10 não poderiam ser empregados para melhorar a vida das pessoas pobres e humildes, principalmente os afro descendentes, que são humilhados em suas condições sociais, quanto mais não seja, na saúde e na educação de nosso povo?

Portanto, a tal reinauguração do Museu, alardeada pela municipalidade de Vitória, não contempla o povo e esta festa trata-se de um capricho onde, certamente, mais uma vez, os negros serão usados para a promoção da imagem do “senhor bonzinho”, que até festa faz com o dinheiro do povo, para suas mais escusas promoções às vésperas do processo eleitoreiro.

É preciso que toda a população brasileira, em especial a capixaba saiba, de uma vez por todas, que aqueles cidadãos e cidadãs que mantiveram o Museu Capixaba do Negro dentro de um prédio caindo aos pedaços nos últimos 19 anos, sem nunca receber salário e cujo trabalho foi responsável pela verba Federal confiada à municipalidade de Vitória para que esta desse condições dignas de trabalho à comunidade do Museu, não foram sequer convidados para esta “festa”, que dirá, serem beneficiados de alguma forma pois, se depender da municipalidade, nem da porta do “novo Museu do Negro” passam.

Todos os negros  e negras do Brasil em especial  os capixabas estão convocados para o retorno ao Museu Capixaba do Negro, amanhã dia 5 de julho, a partir das 19:00h, pois o Museu é dos negros e negras. Nós é que temos que convidar ou não os representantes do Município, que tentam institucionalizar e humilhar os negros no dia da tal reinauguração de nosso patrimônio.

WASHINGTON ANJOS
ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DO MUSEU CAPIXABA DO NEGRO
FONE: (27) 3019-5041/(27) 9781-1863, 9810-8579

Um comentário:

  1. Olá! Que fim leveram aquelas máscaras grandes que ficavam expostas antes da reforma? Abs

    ResponderExcluir

Veja Também: